sábado, 4 de junho de 2011

Afrodite – Contos Receitas e Outros Afrodisíacos!



A escritora chilena Isabel Allende, realmente conseguiu surpreender a todos em seu livro Afrodite. Já faz um tempo que eu li, mas acho que essa é a oportunidade perfeita para citá-lo aqui no blog como uma inspiração!
Isabel consegue juntar a gastronomia e o erotismo, em um livro que mostra que os limites entre o amor e o apetite são na verdade bem tênues ! E a luxuria e a gula estão entrelaçadas na vida de todo ser humano.
O livro Afrodite reúne receitas, que incluem sopas, molhos, pratos principais e bebidas afrodisíacas. Sobre a veracidade afrodisíaca destes, a autora se baseia desde crenças até estudos científicos. Mas, todo mundo se convence sobre o poder de sensualidade de cada alimento pelos contos e pelas histórias! Como a maçã, símbolo da sedução e fruto proibido que expulsou Adão e Eva do Paraíso. A pasta feita de nozes e mel, que Cleópatra usava para seduzir seus amantes. O chocolate que foi proibido pela Igreja, devido ao seu sabor extremamente prazeroso e que só podia ser é claro, um pecado! As ostras apreciadas por Casanova, o grande conquistador das moças de Veneza!
Todo esse conhecimento dos alimentos, na verdade é apenas um complemento para a idéia do livro, que é a maneira de usá-los e porque vincula-los ao erotismo e a sensualidade!
 Para Isabel um jantar pode começar com uma entrada leve, seguindo para o prato principal e finalmente terminando em deleite com a sobremesa. E isso seria claramente comparável ao ato de fazer amor - começando com os preliminares, saboreando os jogos eróticos, chegando ao clímax e, por fim, deslizamos para um afável e merecido repouso.
Resumindo: Fazer amor e apreciar um jantar delicioso podem ser igualmente prazerosos! Por isso o livro tenta nos mostrar que se conseguirmos unir os dois, a combinação pode ficar ainda mais intensa! Você pode preparar o ambiente deixando-o charmoso e aconchegante, selecionar as músicas, escolher a dedo a receita e pedir ajuda na hora de prepará-la! Pois isso tudo começa na hora do preparo do jantar! Segue pela escolha dos alimentos e vai ganhando forma a medida que você cria o seu “espaço afrodisíaco!”  Um contexto pronto para seduzir!
Enfim! Sejam pelas idéias encantadoras que esse livro pode render, pelas fantasias que pode despertar ou pela leveza e pelo equilíbrio entre aromas, sabores e texturas, das receitas indicadas! Fica a sugestão para quem quiser ousar não só neste dia dos namorados, mas sempre!
Isso seria é claro apenas um adicional à formula da sedução, pois o mais importante fica resumido pela própria autora:
 "...o único afrodisíaco verdadeiramente infalível é o amor.." (Isabel Allende)