quarta-feira, 4 de maio de 2011

Alianças para que te quero!



Quem já viu em filme, ja imaginou ou viveu a cena, do moço com uma caixinha contendo muito mais do que uma jóia mas uma proposta para toda a vida!? O que as caixinhas de veludo guardam não são apenas dois anéis, mas alianças! Uma das grandes demonstrações de amor, carinho,  união e principalmente o compromisso entre um casal!
Poucos sabem mas a origem desse anéis foi no Egito antigo, pois os faraós diziam que o círculo era o símbolo da eternidade. Vem deles também o motivo de usá-la no quarto dedo da mão esquerda, já que por suas crenças, ali passa uma veia que vai direto ao coração.
O símbolo do compromisso entre os noivos, tem sido cada vez mais explorado por designers de maneira a personalizar as alianças ao amor do casal. A exemplo disso está ateliês que aos sábados, abrem as portas para que os próprios noivos confeccionem a sua aliança. A escolha do modelo fica por conta do casal, que receberá um curso de como fazer a fundição do metal até o polimento final.
Existem modelos diferentes feitos com os materiais mais inusitados como minérios, pedras preciosas e até material reciclado. A personalização é tanta que é possível encontrar alianças com o nome dos noivos e a palavra casado escrito por dentro em auto relevo, isso gera uma pressão que deixa o dedo marcado com a impressão “casado”. Ou seja mesmo sem a aliança a pessoa ainda assim ficará com a marca do comprometimento.                  
                  Nos Estados Unidos, o anel de noivado é mais importante do que a própria aliança de casamento. O costume é que o noivo peça a mão da noiva, com um anel que tenha uma pedra de diamante. Essa tradição é tão seria, que se eventualmente o casal de separar o noivo tem direito de ficar com o anel devido ao alto investimento. Engraçado, né?!
E já que estamos falando de anel de noivado e aliança, voltamos ao casamento mais comentado do século! Kate ganhou o anel de noivado que pertenceu a sogra Lady Di, a aliança de casamento foi fundida com o ouro vermelho, tradicional da família real britânica... mas, fugindo da tradição e seguindo os passos do pai, príncipe William deixou a aliança de lado, sendo que apenas Kate usará a sua. Claro que o mundo inteiro sabe que ele é casado, mas a aliança não seria mais do que um símbolo de comprometimento?!
                 
Enfim... fica a pergunta no ar!
Mas estamos aqui para falar dos rituais e tradições, então não perca o próximo post sobre a história do bolo de casamento!

E mais, uma montagem especial de lingeries para a lua de mel!
Aqui no blog da Bonequinha no mês das Noivas!