terça-feira, 3 de maio de 2011

A História do Casamento




O casamento é um dos eventos mais marcados pela existência de rituais e tradições, característicos das culturas e religiões, e que durante toda a história foi uma expressão do comportamento do ser humano em relação a sua própria afirmação e aceitação dentro da sociedade.
Como haviamos comentado, neste mês traremos como foco curiosidades sobre o casamento, seus rituais e suas tendências! E nada melhor do que contextualizar tudo isso trazendo o principio, ou seja como isso começou!
A História do Casamento
A história do casamento remonta à Roma antiga, quando teria surgido a primeira cerimônia religiosa com a presença da noiva, vestida especialmente para a ocasião, com destaque para as flores brancas e espinhos presos ao cabelo. As flores representariam a felicidade e a vida longa e os espinhos afastariam os maus espíritos. Mais tarde foi acrescentado o véu, em referência à deusa greco-romana Vesta, protetora do lar, simbolizando a honestidade e a virgindade, virtudes imprescindíveis para uma boa prole e a continuação do “sangue”, segundo os costumes da época.
Foram os romanos também quem criaram o “direito do casamento”, instituindo a monogamia. Na idade média as mulheres perderam o direito de escolher seus maridos e isso ficou sendo uma decisão das famílias, que escolhiam desde muito cedo os noivos de suas filhas. O noivado acontecia com a troca de alianças entre as famílias, que era um símbolo mutuo do compromisso dos noivos. Nesta época o vermelho virou a cor preferida, simbolizando o sangue novo da nova família que iria se formar. Surgiram as celebrações suntuosas, tendo a rainha Vitória, na Inglaterra, usado o primeiro vestido de noiva tal como conhecemos hoje em dia, na cor branca e com véu e grinalda. O branco então surge como uma cor que representará a noiva como um simbolo de pureza, idealizando a  virgem. 
Mas voltando a Rainha Vitória, foi ela também quem abriu um preceito muito grande, pois com ela seria inaugurado entre os modelos de casamento reais, o casamento "por amor" e não por alianças politicas ou tradicionais.
Muito romântico! Para as noivas de plantão e ou curiosos, amanhã falaremos sobre a história e os modismos das alianças! Você sabe porque se usa ela no quarto dedo da mãe esquerda?


Promoção de dia das Mães!